quarta-feira, 4 de junho de 2014

Sopa de Cebola gratinada



Quando fiz meu curso de Chef de cozinha, um dos pratos mais clássicos da culinária francesa que aprendi foi a sopa de cebola. Além de gostosa, quentinha, saudável é super fácil e prática de fazer. O segredo é cortar a cebola em tiras fininhas e deixar dourar.

Conversando com a minha nutri (Luciana Laffitte) querida, chegamos a conclusão que a sopa pode ser uma opção saudável trocando o pão branco por pão integral.

Modo de Preparo:

Caldo:
Em uma panela grande (alta) prepare o caldo. Corte todos os legumes ao meio.
Agua
1 peito de frango com osso
1 cebola 
2 dentes de alho
Salsinha
Cebolinha
Alho poró
2 Cenouras
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Cozinhar por 45 minutos a 01 hora.

Sopa de Cebola:
1. Corte as cebolas em rodela bem fininhas (1 cebola por pessoa)
2. Em uma panela, colocar manteiga e um fio de azeite (1 colher de manteiga para cada cebola)
3. Mexer sempre, até a cebola ficar bem dourada (cuidar para não queimar. Quando a cebola está quase dourada ficar atento.)
4. Adicione 3 colheres de sopa de farinha de trigo nas cebolas e mexa até a farinha perder o sabor.
5. Adicione o caldo peneirado aos poucos até ficar com uma consistência mais liquida, mas cremosa. Deixando o caldo encorpado. Corrigir o sal e a pimenta.
6. Colocar a sopa em cumbucas e cobrir com uma fatia de pão italiano, colocar em cima do pão queijo gruyere ralado. Levar ao forno a 240/260ºC até ficar gratinado.

Lembrando que a escolha saudável, seria trocar o pão italiano por pão integral e o queijo gruyere por queijo mussarela. A sopa não fica tão calórica 
dependendo da quantidade dos ingredientes.

Outra dica é: se você não quiser se aventurar na cozinha, em Curitiba tem um restaurante que serve essa sopa clássica, o Baviera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário